A perda de um ente querido não é um processo fácil. Por isso, quando as pessoas descobrem que algum querido está com uma doença em estágio avançado é difícil aceitar. Tanto para o paciente, quanto para os familiares. Desse modo, os cuidados paliativos são importantes para esse processo, assim evitando maior sofrimento nessa situação.
No entanto, nem todo mundo tem consciência do que são os cuidados paliativos e o porquê da sua importância. Por isso, para que não reste mais dúvidas, separamos nesse post informações sobre ele, para que você possa entender como ele funciona. Veja!
O que são os cuidados paliativos?
Infelizmente, algumas pessoas são vítimas de doenças fatais que não possuem cura. Lidar com essa situação, pode ser desafiador tanto para a pessoa que sofre da doença, quanto para os familiares. Mas durante esse processo, é necessário ter cuidados paliativos para que as pessoas possam passar os seus últimos momentos de forma tranquila.
Para quem não sabe, o cuidado paliativo é um conjunto de práticas oferecidas para pessoas que estão na fase terminal da sua vida. Essas práticas são feitas para diminuir o sofrimento da pessoa, e auxilia-la para que possa ter seus últimos dias calmos e confortáveis.
Antigamente o cuidado paliativo só era presente para o tratamento oncológico. Porém, com o passar do tempo ele começou a envolver qualquer doença incurável.
No entanto, é muito importante destacar que o cuidado paliativo foi desenvolvido apenas para doenças que de fato não possuem mais forma de tratamento. Afinal, o seu objetivo é dar total apoio para pessoas que sabem que terão poucos dias de vida.
Ele traz apoio físico e psicológico para o paciente e seus familiares.
Veja também: Como fazer um testamento!
Entenda a importância do cuidado paliativo
Para algumas pessoas os cuidados paliativos não parecem ser tão importantes. Porém, ele é extremamente necessário para esse momento tão delicado e que necessita de todo o apoio possível.
Muitas das vezes, as famílias não aceitam os cuidados paliativos porque acreditam que estarão entregando a pessoa para a morte.
Entretanto, isso não é verdade. Quando uma pessoa se disponibiliza a passar pelo processo, ela passa a encará-lo com mais tranquilidade e naturalidade. Assim evitando o sofrimento tanto do paciente quando dos familiares.
Como funcionam esses cuidados?
Os cuidados paliativos só são solicitados pelo médico quando a doença está em estágio avançado e o corpo não reage mais aos tratamentos. Quando uma pessoa inicia esses tipos de cuidados, não significa que ela irá parar de fazer os tratamentos. Mas a maior preocupação e o foco será administrar os cuidados paliativos, para que assim evite a depressão, transtornos psicológicos e possa ajudar no alívio dos sintomas da doença.
Uma vez que o médico solicitar os cuidados, geralmente os hospitais e clínicas de porte maior irão ter a cobertura pronta para atender o paciente. Os profissionais do local irão ajudar o paciente em todo o processo auxiliando a passar pelo momento com mais calma e assistência.
Além disso, os familiares também fazem parte dos cuidados paliativos, uma vez que, infelizmente, nem todos eles conseguem encarar tão bem essa situação. Por isso, os profissionais da saúde irão ajudar os familiares a encarar esse momento também, junto com o paciente.
Confira: Saiba porque é importante fazer um plano funerário!
O que fazer para ajudar os familiares?
Conseguir entender que um ente querido se encontra em um estado terminal de uma doença é um desafio para os familiares. Além disso, nem todas as pessoas conseguem lidar tão bem com essa situação, assim necessitando de todo apoio durante essa etapa.
Por isso, a melhor forma de familiares ajudarem nesse momento é oferecendo apoio e buscando grupos onde outras pessoas passam pela mesma situação. Quando as pessoas observam que outras estão em um momento parecido, elas não se sentem sozinha. E assim fica um pouco mais fácil por esse processo tão doloroso.
Além disso, o cuidado paliativo, em muitos casos não é feito apenas com o paciente, mas com os familiares também. Como foi citado acima, a presença dos familiares é uma parte dos cuidados paliativos. A ajuda de profissionais faz com que os familiares não se sintam inseguros. Eles transmitem confiança e tranquilidade no que estão fazendo, ajudando os familiares a lidar melhor com essa etapa.
A Funerária Arce está aqui para te ajudar!
A Funerária Arce busca ajudar amigos e familiares a passar por um os momentos mais dolorosos da vida. Por isso mostramos opções de cuidados que tanto o ente querido, quanto seus familiares podem ter nesse momento.
Sabemos o quão difícil é lidar com a perda de uma pessoa amada, portanto, vamos te ajudar a passa por esse momento. Funerária Arce, seu ombro amigo!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES E VEJA COMO PODEMOS TE AJUDAR A SE PLANEJAR![/imic_button]