A doação de órgãos é um ato de consciência que, para falar a verdade, todos nós deveríamos fazer parte.
Milhares de vidas são salvas por meio desse gesto, que é um procedimento cirúrgico em que o órgão ou tecido danificado é substituído por um saudável.
De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), mais de 30% das pessoas morreram na fila de espera, na esperança de receber um transplante.
Como funciona a doação de órgãos?
A doação de órgãos é um método cirúrgico muito importante, ele consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas).
O procedimento pode ser feito por pessoas vivas ou mortas.
Muitas vezes essa ação é a última esperança para uma pessoa dar continuidade a vida, ou um ponto de partida, para um recomeço.
Por isso, é necessário que a população se conscientize sobre a importância desse ato.
Hoje, você ajuda um desconhecido, mas amanhã pode ser alguém próximo do seu ciclo ou até mesmo você que precise.
Atenção! Para aqueles que não estão mais entre nós, a doação de órgãos só poderá ser feita com a comprovação de morte encefálica e com autorização de um membro familiar.
Como diagnosticar a morte encefálica?
O diagnóstico de morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina.
Ela acontece quando ocorre a parada definitiva do encéfalo, em poucas palavras, é quando o cérebro e o tronco cerebral adormecem por definitivo.
Quero me tornar um doador de órgãos
Para você se tornar um doador de órgãos, basta ter mais de 18 anos, em seguida acessar o site da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos e fazer o seu cadastro.
Lembrando! Antes de realizar um procedimento como esse, é necessário ter boas condições de saúde e, claro, ser avaliado por um médico.
E, quem não pode?
A doação de órgãos não é permitida para pessoas que morrem de doenças infectocontagiosas, pois o órgão pode estar infectado e essa infecção pode prejudicar o receptor.
A doação também não é indicada para pessoas que tiveram problemas renais ou insuficiência do fígado, coração ou pulmões.
Porque nessas situações há um grande comprometimento da circulação, além de câncer com metástase e doenças transmissíveis como HIV, hepatite B, ou C.
Nós da Funerária Arce, apoiamos esse movimento e queremos que você faça parte dessa ação junto conosco!
Se torne um doador de órgãos e salve vidas!
E, você já conhece os nossos serviços? Clique aqui e fique por dentro!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]