Falar sobre o direito da própria vida ainda é um assunto bastante delicado e polêmico. Porém, cada vez mais as pessoas tem discutido sobre isso, principalmente sobre o ato de tirar a própria vida, fator diretamente ligado a eutanásia.
No entanto, em alguns países a possibilidade de escolher a eutanásia é totalmente liberado. Enquanto em outros, tirar a vida de alguém, mesmo que ela esteja em estado crítico, ainda é considerado um crime.
ENTENDA O QUE É O PROCESSO DE EUTANÁSIA
Eutanásia é o ato de finalizar a vida de alguém, estando a pessoa com uma doença incurável, terminal ou em um sofrimento constante. Esse ato pode ser solicitado tanto pela própria pessoa, quanto por familiares e amigos.
A eutanásia é uma palavra grega que significa “morte boa”, uma vez que ela busca retirar a vida da pessoa de uma forma mais simples, sem que haja qualquer tipo de sofrimento. Por isso, algumas pessoas escolhem passar por esse procedimento, porque para elas esse processo se mostra mais preferível do que lidar com uma doença terminal que causa muita dor e sofrimento.
A pessoa que opta passar por esse processo tem a possibilidade de escolher entre duas categorias, sendo elas a eutanásia ativa e passiva.
No caso da ativa, ocorrerá um cessar das atividades vitais da pessoa. Esse processo é pautado pelo desligamento de todos os equipamentos que contribui para o funcionamento da vida de uma pessoa, ou através de uma injeção letal.
A eutanásia passiva ocorre em casos de doenças que necessitam de tratamentos para a sua prolongação. Nesse caso, é deixado de executar esses tratamentos, para que assim a pessoa possa ir até o seu falecimento.
ESSA PRÁTICA É PERMITIDA NO BRASIL?
A eutanásia é ainda um assunto bastante questionado e que gera muitas controvérsias. Há pessoas que consideram algo absurdo – mesmo que seja o desejo da pessoa – e pessoas que dizem apoiar essa ação.
Independente da opinião da sociedade sobre isso, existem alguns países que liberaram a eutanásia enquanto outros ainda consideram um crime. No Brasil, o procedimento é totalmente proibido e a sua prática é considerada um homicídio.
Já nos outros países como a Holanda, por exemplo, tal procedimento é permitido. Esse foi o primeiro país a liberar essa prática, porém com a idade mínima de 12 anos e aos 16 apenas com um aval da família.
Além da Holanda, a Bélgica é outro país que libera a eutanásia. Já na Suíça o país declara que todo mundo tem o direito de escolher a sua morte. Mas ainda assim ele não possui uma legislação que esteja expressa a liberação do processo.
Embora este ainda seja um assunto presente, ele já é discutido durante muitos anos.
Você, já sabia o que era a eutanásia? Diga para a Funerária Arce nos comentários!