Infelizmente, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar de ser o câncer que causa mais mortes em mulheres, ele também é o que tem grande chances de cura se diagnosticado cedo.
É, por isso, que o mês de Outubro é dedicado mundialmente às campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama.
Um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for diagnosticado logo no início, mas, por medo ou desinformação, muitas pessoas evitam o assunto e postergam os cuidados necessários.
Por isso, separamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama a respeito da prevenção e detecção.
O que é câncer de mama? 
O câncer de mama é o tipo mais comum, no Brasil, depois do câncer de pele.
Ela é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama que gera um tumor capaz de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama, mas na maioria das vezes, quando diagnosticado logo no início, a chance de cura é muito maior!
Além disso, também vale ressaltar que homens podem ter câncer de mama, mas isso é algo muito raro!
Somente 1% dos casos acontecem no homem, ou seja, de 100 casos: um é homem e 99 são mulheres!
O que causa o câncer de mama?
O câncer de mama está relacionado há diversos fatores, como: sedentarismo, exposição frequente à radiações ionizantes (raio-x, mamografia e tomografia), obesidade e sobrepeso após a menopausa, usar contraceptivos orais por muito tempo, não ter filhos, entre outros.
O histórico familiar também faz parte dos fatores de risco, por isso, é preciso ter atenção caso haja histórico de câncer de ovário e mama entre homens e mulheres.
Mas, lembre-se: a presença de um ou mais desses fatores não significa, necessariamente, que a pessoa terá a doença!
Sinais e Sintomas do Câncer de Mama
Conhecer bem o seu corpo pode te ajudar a ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito. Por isso, aproveite o Outubro Rosa e conheça todos os sinais:
Caroço (nódulo) no peito
O caroço endurecido, fixo e, geralmente, indolor; é a principal manifestação da doença.
Além disso, o surgimento de um nódulo em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado. Já em mulheres mais jovens, é recomendado a investigação caso o nódulo continue por mais de um ciclo menstrual.
Alterações no bico do peito (mamilo)
Alterações no bico do mamilo, secreção incolor ou com sangue e dores também devem ser observadas.
Outro ponto importante é caso ocorra um afundamento dos mamilos. A exceção, nesse caso, são as mulheres que já nasceram com o bico do peito para dentro.
Pequenos nódulos
Outro ponto importante para analisar é o surgimento de pequenos nódulos na região do pescoço e embaixo dos braços, nas axilas.
Pele avermelhada
Outros sintomas são ligadas à pele do mamilo. Por isso, é preciso ter atenção com: vermelhidão, inchaço ou retração na mama e o endurecimento, semelhante à casca de laranja.
Como reduzir o risco de câncer de mama?
Um dos principais objetivos do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres para que elas vivam bem e possam prevenir a doença.
E, para diminuir o risco do câncer de mama é importante manter uma vida saudável e o peso corporal adequado. Assim, como praticar atividades físicas e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
Outra dica é a amamentação, esta é considerada como um dos principais fatores de proteção contra a doença.
E, lembre-se é FUNDAMENTAL: se apalpar e sentir suas mamas todos os dias para que você consiga reconhecer suas variações e assim, sentir se há alguma mudança suspeita.
Nós da Funerária Arce temos como princípio oferecer respeito e o carinho que a sua família merece, por isso, apoiamos o Outubro Rosa!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]