Passar por um momento de luto não é algo fácil, pois a perda de um ente querido nos traz sentimento de tristeza, vazio e desesperança. Porém, é importante saber que em algum momento você terá que contornar esta etapa da vida, porém isso pode ser algo muito difícil. Abaixo listamos as principais dicas para você superar este momento doloroso.
10 Dicas para superar a perda de um Ente Querido
Quando uma pessoa que amamos muito se vai, o primeiro sentimento que surge é a negação e a tristeza infindável. O único desejo que se apossa de nós é de ter mais tempo. Porém, este é um ciclo natural da vida, muito doloroso sim, mas que precisamos superar em algum momento. Passar por este momento é algo difícil, e muitas vezes parece insuperável. Cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com a dor e buscar soluções, que vão fazer bem à sua vida, e a das pessoas que te rodeiam. Por isso, separamos dicas importantes para que você possa passar pela perda de um ente querido da forma mais adequada para você.
Procure a Aceitação
O primeiro sentimento que temos neste momento é o da negação. Não queremos aceitar que tenha acontecido conosco, e buscamos fugir dos fatos. Todavia, esse sentimento, à longo prazo, só corrobora para trazer mais dor e tristeza para você e todos que estão à sua volta. A aceitação não significa estar bem com o que ocorreu, mas reconhecer que há uma nova realidade com a qual você precisa se habituar.
Canalize sua raiva
Outro sentimento imediato é o de raiva. É algo bem comum e que pode se tornar ainda mais forte dependendo da ocasião. Muitas vezes nos tornamos raivosos pelo acontecido, pelo que a pessoa não teve tempo de realizar, ou para casos de injustiças relacionados à perda da pessoa estimada. Todavia, essa gama de sentimentos negativos apenas irá trazer sofrimento à longo prazo. Procure sentir amor e perdão, e para as injustiças, a justiça.
Reconheça suas emoções
Não tenha medo de externar toda a gama de sentimentos que estão te envolvendo. Se permita sentir tudo que te envolva, desde tristeza à felicidade. Busque fazer da dor intensa uma saudade das boas lembranças que você tenha com a pessoa querida.
Dialogue com pessoas de confiança
Manter todos os seus sentimentos e pensamentos presos em você podem apenas fazer mal, gerando sentimentos de angústia e desespero. Conversar com pessoas próximas, em quem você confia pode ajudar a aliviar o sentimento. Além de externar o que está sentindo, é possível estabelecer uma compreensão melhor sobre tudo que aconteceu.
Reorganize sua rotina diária
Retomar às suas tarefas cotidianas pode ser muito difícil, ainda mais se o ente querido participasse ativamente delas. Porém é um passo importante e decisivo para você. Para passar por essa etapa, você pode efetuar pequenas mudanças. Mudar o caminho para o trabalho ou o horário da janta são pequenas mudanças que podem ser significativas para sua recuperação. Não tenha pressa para que as coisas aconteçam, e procure não efetuar grandes alterações.
Execute tarefas agradáveis
Realizar atividades prazerosas, como hobbies, por exemplo, podem te ajudar a conduzir seus sentimentos. São pequenas atividades como praticar algum esporte, ou até mesmo ouvir músicas que podem fazer grandes diferenças. Além de ocupar sua mente, essas tarefas podem te tornar mais ativo à novas funções.
Organize momentos e períodos para lembrar da pessoa querida
Crie dias e locais próprios para focalizar na pessoa querida e em toda a saudade que está sentindo. Além de ajudar a organizar sua vida, é possível tornar seus sentimentos mais direcionados.
Traga sentido à vida
Procure pensar nos momentos felizes ao lado da pessoa querida, e de tudo que viveram. Crie planos e metas para seguir em frente.
Estar bem não é um crime!
Muitas pessoas tendem a se sentir culpadas por estar bem um tempo após a perda da pessoa estimada. Porém, a pessoa que se foi te amava, e iria querer te ver bem, assim como as pessoas que estão ao seu lado no momento. Tenha um momento para vivenciar os sentimentos da perda, porém também procure supera-los e separar momentos para o seu bem-estar.
Não tenha medo de pedir ajuda profissional
Cada pessoa passa pelo momento da perda de forma diferente. Muitas vezes ocorre de a pessoa não conseguir superar essa tristeza sozinha. Um profissional pode ajudar a entender o que está havendo além de ajudar a enfrentar este momento. Então não tenha medo de buscar um profissional se isto for o melhor para você.
A Funerária Arce se preocupa com o bem-estar dos familiares e amigos da pessoa que partiu. É por isso que ela oferece toda a assistência no momento da perda de um ente querido, de forma aos enlutados poderem ter seu tempo respeitado, sem preocupações externas. Só a Arce conta com serviços e assistências completas, que contribui para o bem-estar de todos!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”disabled” link=”http://funerariaarce.com.br/contato/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-sm”]CONTATE UM DE NOSSOS CONSULTORES PARA MAIORES INFORMAÇÕES[/imic_button]