Você já ouviu falar em jazigo perpétuo? Sabe como ele funciona? E o mais importante, sabe se ele é a sua melhor opção? Nós iremos responder essas e outras perguntas para que você possa entender no que consiste esse tipo de jazigo e assim fazer sua melhor escolha entre o jazigo perpétuo e o temporário.
ENTENDA DE UMA VEZ O QUE É JAZIGO PERPÉTUO
Quando uma pessoa falece, há algumas situações que precisam ser resolvidas e uma delas é a escolha do jazigo.
O jazigo se trata do espaço onde as urnas e os caixões são enterrados com o corpo da pessoa falecida. Quando é perpétuo, significa que a pessoa enterrada ali irá ficar nesse espaço sempre, sem necessitar retirar os ossos dali depois de um certo tempo.
Na maioria das vezes, é muito comum as pessoas preferirem esse tipo de jazigo. Isso porque, além de fornecer um descanso para a o ente falecido, esse espaço também evita complicações e dores de cabeça futuras.
Além destes, outro fator que influência muito nessa decisão é a certeza de ter um espaço para que familiares e amigos possam constantemente visitar e lembrar da pessoa querida.
JÁZIGO PERPÉTUO OU JAZIGO DE USO TEMPORÁRIO? SAIBA QUAL É MAIS ESCOLHIDO!
Além do jazigo perpétuo um outro tipo que também encontramos é o temporário. Neste caso, por se tratar de um jazigo temporário, a pessoa que foi enterrada ficará apenas por um determinado tempo. Este tempo, porém, irá variar de acordo com cada funerária.
Por isso, a grande diferença entre um jazigo perpétuo e o jazigo para o uso temporário é o tempo, visto que um pode ficar apenas por alguns anos enquanto o outro por todo o tempo.
Além disso, outro fator que diferencia ambos os jazigos é o valor de investimento. Visto que possui uma maior duração, o jazigo perpétuo sai por um preço bem mais elevado do que o jazigo para uso temporário. Porém, apesar disso, muitas pessoas ainda optam pela primeira opção.
COMO FUNCIONA A AQUISIÇÃO DO JAZIGO PERPÉTUO? DURA PARA SEMPRE?
Como foi citado acima um jazigo perpétuo dura a vida inteira e fica no nome de um familiar. Depois que a pessoa titular falece o jazigo deve ser transferido para outra pessoa da família. Porém, caso isso não aconteça ele volta a ser do cemitério.
Além disso, o jazigo perpétuo particular e público possuem algumas diretrizes diferentes.
Por exemplo, se você optar por um particular, você poderá fazer a transferência com mais facilidade. Além disso, caso a pessoa titular venha a falecer, o jazigo ficará no nome de um familiar, assim podendo ser herdado por outros familiares.
Já o jazigo público irá pertencer a prefeitura. Isso significa que a família em questão poderá enterrar normalmente alguém no espaço, mas não significa que o jazigo estará no nome dela.
TRANSFERÊNCIA DE NOME DO JAZIGO
Se você estiver passando pelo processo de transferência do jazigo perpétuo a primeira questão que você precisa entender é que as regras variam muito. Cada cemitério possui suas diretrizes, por isso, o ideal é que você busque se informar na administração do seu cemitério.
No entanto, durante o procedimento de transferência, será necessário levar alguns documentos básicos, sendo eles, RG, CPF, comprovação de renda e comprovante de residência atualizado.
Porém, os documentos solicitados também podem variar bastante para cada cemitério. Então não deixe de se informar para que consiga realizar normalmente.
Em relação para quem irá o jazigo perpétuo, ele vai diretamente para os herdeiros conforme a lei. Mas caso não haja herdeiros, o ideal é você se informar no cemitério e conversar com todos os familiares para que haja ciência do procedimento.
O jazigo perpétuo também possui algumas regras que devem ser seguidas. Então não se esqueça de manter pago todas as taxas de manutenção, se manter totalmente de acordo com as diretrizes e não abandonar o espaço. Caso você não cumpra com esses requisitos, poderá perder o jazigo.
Ficou alguma dúvida? Se você tiver mais alguma dúvida, comente ela nos comentários para que possamos te auxiliar. E é claro, não deixe de aproveitar para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!
A Funerária Arce está aqui para solucionar todas as suas dúvidas e te ajudar em tudo que for possível.