Cada vez mais a gravidez tardia vem se tornando comum entre as mulheres depois dos 40. E, como se trata de uma gravidez com mais riscos é preciso ter atenção dobrada nos cuidados necessários.
Nas últimas informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 30% das brasileiras têm o primeiro filho depois dos 30 anos. Mas, porque será que isso vem acontecendo?
Vivemos em uma sociedade em que a mulher moderna está muito preocupada em crescer profissionalmente e ter uma condição estável antes de engravidar.
O que muitas não sabem é que ser mãe depois dos 40 pode trazer alguns ricos.
Ou seja, mulheres com 40 anos têm cerca de 15% e 20 de chances de ter um parto sem muitas recomendações médica.
Já até os 35 anos de idade, as chances de a mulher engravidar variam entre 50% e 60%.
Isso acontece porque a quantidade de óvulos produzidos pelo organismo cai e, por conta disso, a mulher depois dos 40, acabando tendo mais dificuldades de se tornar mãe.
Mas, claro que nada impede esse desejo se concretizar, se você tiver um bom acompanhamento clínico.
Você pode ser mãe depois dos 40
Para que você consiga engravidar tranquilamente, fora o acompanhamento clínico, é necessário ter uma boa saúde e vida regrada.
Isso significa que para você ter uma gravidez de sucesso, as medidas mais simples é não fumar e tomar cuidado ao consumir bebidas alcoólicas.
Dessa forma, você poderá realizar todos os procedimentos necessários, sem muita burocracia.
A maioria das indicações médicas é para que as mulheres que desejam ser mães depois dos 40, tenham uma vida sexual ativa por seis meses.
Depois desse período, se a indicação médica não tiver sucesso é necessário optar por tratamentos de reprodução assistida.
Esse processo fará com que a mulher tenha 40% de chances de ser mãe.
Dica! Você pode optar também em congelar os seus óvulos em clínicas de reprodução humana.
Dessa maneira, o óvulo continuará saudável e quando chegar o momento de engravidar, você com certeza terá sucesso.
Quais cuidados e riscos em se tornar mãe depois dos 40?
Mulher depois dos 40 anos, possuem mais chances de desenvolverem hipertensão, obesidade, complicações na tireoide, aborto espontâneo, diabetes gestacionais, alterações na placenta, entre outros problemas.
Por esse motivo, confira agora as medidas que devem ser tomadas:
- O pré-natal deve ser feito igual ao das mulheres mais jovens, a diferença é que nessa idade a mãe precisará ter mais consultas e um cuidado diferenciado.
- Preste atenção aos sintomas durante a gravidez, os sinais mais comuns são: náuseas, azia, vômitos e hipersensibilidade a odores.
- Em relação aos bebês, eles correm o risco de nascerem prematuros, pois os órgãos podem não estar ainda completamente desenvolvidos.
Benefícios
O bom de ser mãe depois dos 40 é que você estará mais experiente e por já possuir uma certa bagagem saberá lidar melhor com todo o processo de gravidez e, claro, com o seu filho (a).
Gostou do conteúdo? Ele foi feito especialmente para você.
Aproveite e deixe a sua opinião na barra de comentários, o seu ponto de vista é muito importante para nós da Funerária Arce!
Já conhece os nossos serviços? Clique aqui e veja como a nossa equipe trabalha.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]