O que fazer em caso de falecimento de um ente querido, é uma dúvida de muitas pessoas. São tantos procedimentos que, no conflito do momento, nem sabemos o que fazer. Pensando nisso, nós, da Funerária Arce, separamos um passo a passo completo mostrando tudo que precisa ser feito, e tudo que a Arce faz por você neste momento.
Saiba o que fazer em caso de falecimento de um ente querido
O falecimento de uma pessoa querida por vezes é inesperado e pode nos afetar muito. Todavia, para que o falecido possa ter a devida despedida, precisamos tomar algumas providências importantes. A seguir, confira nosso passo a passo de como tornar esse momento menos doloroso, e veja porque a Funerária Arce é referência em assistência e apoio à família nesse momento difícil. Veja nosso vídeo abaixo mostrando de forma rápida e fácil o que fazer em caso de falecimento, e siga para a leitura para maiores informações!
1° Passo | Atestado de Óbito
O primeiro e passo de o que fazer em caso de falecimento consiste na retirada do atestado de óbito. Afinal, todo e qualquer procedimento posterior só ocorrera por intermédio deste documento. Há diferentes maneiras de ser realizada a aquisição do atestado, contudo, dependerá da causa do óbito, e do local em que este ocorreu. Confira o primeiro procedimento de o que fazer em caso de falecimento:
Óbito natural
Caso a causa da morte seja natural e ocorra com o acompanhamento de um médico, ele mesmo poderá emitir o atestado.
Caso ocorra sem a supervisão de um médico, os familiares precisam registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia mais perto. Só assim ela poderá solicitar a retirada do corpo para então, emitir a declaração de óbito.
Óbito em ambiente hospitalar
Caso o falecimento venha a ocorrer em tempo inferior há 24 horas de internação, cabe ao médico responsável encaminhar o corpo para o IML, ou para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Este averiguará a causa do óbito e então, emitirá a declaração de falecimento.
Se o falecimento ocorreu um dia, ou mais, após a internação, o médico responsável poderá assinar a declaração, no ambiente hospitalar.
Morte violenta
Em caso de morte violenta, é necessário que a família do falecido compareça imediatamente a uma Delegacia de Polícia. Assim está poderá enviar a Polícia Técnica até o local para que averiguem a causa da morte. Tendo feito isso, o corpo será recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), para que este libere o corpo e emita o atestado de óbito.
Tendo o atestado em mãos, basta apenas aos familiares acionarem o serviço funerário da Funerária Arce. Está, por sua vez, dará início a todos os processos burocráticos e necessários para a despedida do ente falecido, como pode conferir abaixo!
2° Passo | Acionar o serviço funerário da Arce
O serviço funerário da Arce é o segundo passo que deve ser acionado após o falecimento do ente querido. A funerária se responsabilizará por resolver todos os trâmites de forma a permitir a família ter seu momento respeitado. Confira como é o processo e quais são os documentos necessários para a Arce:
Certidão de Óbito e Remoção do corpo
A certidão de óbito, ao contrário do atestado, é um documento oficial, efetuado em cartório que vai determinar o falecimento. Para tanto, assim como o atestado, são necessários documentos do falecido para emitir a certidão que validará todos os demais procedimentos.
A certidão pode ser emitida pessoalmente, com a ida de algum familiar próximo ao cartório ou apenas acionando a Funerária Arce. Pronta para te atender, ela efetuará desde esse primeiro procedimento burocrático até os últimos. Portanto, é preciso apresentar para a funerária os seguintes documentos do falecido:
- Carteira de Identidade (RG)
- CPF
- Título de Eleitor
- Certidão de Nascimento, ou Casamento
- Cartão do INSS (para aposentados)
Com os documentos em mãos, a Funerária Arce se compromete à fazer o registro do óbito. Portanto, ela enviará para o Cartório de Registro Civil do distrito de onde ocorreu a morte, os documentos do falecido. Tendo sido efetivado o registro de óbito, a Funerária Arce efetua a remoção do corpo no local em que está. Ainda mais, é entregue à família um protocolo, para que faça a retirada da certidão no Cartório, após o período de cinco dias úteis.
Translado funerário
Em caso de translado nacional e internacional, a Funerária Arce se compromete a realizar o transporte e cuidar de todas as autorizações e documentações. Desta forma, permite que a família possa ficar descansada enquanto esses processos extremamente burocráticos. Confira aqui os serviços da Arce para Translados Funerários!
Velório
Primeiro a Funerária transportará o ente querido para o local da realização do velório, de preferência da família, e fará a Preparação do corpo. Assim como a Funerária Arce irá resolver todos os tramites do translado, ela também auxiliara na organização do velório. Portanto, é enviado aos familiares um agente social que organizará todas os procedimentos partindo de suas preferências.
Sepultamento e Cremação
No caso de sepultamento, é necessário apresentar apenas os documentos anteriores. Tendo apresentado, a Funerária Arce realizará todos os procedimentos referentes ao sepultamento, incluindo a aquisição da urna escolhida pela família. Portanto, caso o falecido não possua jazigo, é possível comprar ou até mesmo alugar direto com a funerária. Realizar esse procedimento com calma e tranquilidade, em um momento tão difícil, só é possível com a Funerária Arce. Veja aqui como funciona o sepultamento pela Arce!
Procedimentos para a Cremação
No momento da cremação, é necessário apresentar todos os documentos anteriores, bem como a declaração de óbito. Em caso de falecimento natural, é necessária a assinatura de dois médicos atestando o óbito. Caso a morte tenha sido natural e o corpo encaminhado para o IML, então a assinatura do médico legista é suficiente. Se por ventura, o médico legista não puder assinar, a família terá que solicitar uma autorização judicial diretamente no Fórum.
Para casos de morte violenta, a cremação somente poderá ser realizada com uma autorização da Justiça. Esse procedimento é necessário, visto que a Cremação elimina quaisquer possibilidades de análises póstumas do registro genético da pessoa.
Em vida, as pessoas ainda podem optar por registrar em cartório uma Declaração de Vontade, optando pela Cremação. Essa declaração deverá ser acompanhada da declaração de óbito.
3° Passo | Documentações e Contas do Falecido
Infelizmente, o enterro não é o último processo a ser realizado após o falecimento de um ente querido. Para os familiares, permanece a missão de averiguar as documentações e contas do falecido. Portanto, é necessário realizar o cancelamento de todos os documentos para que se tornem inviabilizados. Assim como é de extrema importância que encerre contas e cartões no nome do finado.
Achou nosso passo a passo de o que fazer em caso de falecimento intuitivo? A Funerária Arce está aqui para ajudar a família nesse momento de maior dificuldade, servindo como apoio e ombro amigo. Afinal, ter este tempo respeitado, enquanto outros realizam todos os procedimentos, é um diferencial único da Arce. Conheça melhor nossos serviços, e veja também, porque é tão importante ter um plano funerário atualmente!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/contato/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]CONTATE UM DE NOSSOS CONSULTORES PARA MAIORES INFORMAÇÕES[/imic_button]