Pensão por morte do INSS: Conheça seus direitos | Funerária Arce

Quando uma pessoa perde alguém, ela tem a possibilidade de receber um valor caso o segurado, agora falecido, tenha sido contribuinte na previdência privada. Porém quando esse assunto surge, muitas pessoas têm dúvidas de como isso funciona, visto que existem vários fatores a serem esclarecidos, como quem tem direito, o valor, o tempo e outros. Por isso, nesse post trouxemos informações completas sobre a pensão por morte, para que não reste mais dúvidas. Confira!

O que é pensão por morte? | Conheça seus direitos!

A Pensão por Morte é quando uma pessoa recebe uma determinada quantia após o falecimento do segurado do INSS, caso seja, essa pessoa dependente deste segurado. Além disso, pessoas que perderam alguém por morte presumida, como no caso de um desaparecimento, também tem direito a receber pensão do segurado da Previdência Social do qual era dependente.

Desse modo, essa pensão nada mais e do que uma quantia que será paga aos dependentes de um beneficiário do INSS.

Quem tem direito à pensão por morte?

Não são todas as pessoas que possuem direito à pensão por morte. Apenas algumas pessoas podem solicitar o benefício caso o falecido tenha sido contribuinte. São elas:Pensão por morte

  • Filhos de até 21 anos, marido ou mulher em união estável, divorciado ou em casos de separação que recebia uma pensão.
  • Se a pessoa falecida não tiver filhos, os pais poderão ter direito a pensão por morte. Mas nesse caso será necessário apresentar alguns documentos que comprovem a baixa renda e a necessidade da pensão.
  • Se os pais da pessoa falecida não estiverem vivos ou simplesmente não precisarem da pensão, os irmãos terão direito. Nesse caso, eles deverão solicitar a pensão apresentando, da mesma forma, documentos que comprovem a sua necessidade.
  • Caso a pessoa falecida tenha esposo ou esposa e filhos, o valor da pensão será dividida. Ou seja, se a pessoa tiver direito a mil reais e o falecido tiver um filho, a esposa irá ganhar 500 reais e o filho também. Em casos de mais filhos, esse valor também será repartido igualmente.

Como funciona o procedimento?

A pensão por morte funciona de uma maneira muito simples e não tem tanta complicação como alguns acreditam ter. Então, no caso de falecimento do segurado, você deverá apresentar alguns documentos. Sendo eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Identificação da pessoa falecida;
  • Certidão de óbito ou declaração judicial.

Antes de você apresentar esses documentos, é muito importante que você tenha consciência que só será possível receber a pensão se a pessoa tiver contribuído como citado acima. Caso não tenha, infelizmente não será possível ter acesso a pensão por morte.

A partir dos documentos entregues e analisados, você irá começar a receber a pensão por um determinado tempo.

Se você ainda não sabe como emitir a Certidão de Óbito você pode conferir o nosso melhor tutorial para emissão da Certidão de Óbito!

Qual a duração média deste benefício?

Quando se trata de tempo da pensão por morte, muitas pessoas têm dúvidas sobre isso. Afinal algumas pessoas afirmam que vale a vida inteira, enquanto em outros casos não. Porém, a verdade é que o tempo de duração irá variar muito de acordo com cada necessidade. Por isso, é muito importante estar atento aos prazos de validez.

Pensão por morteVeja abaixo qual o tempo para cada situação:

Para marido ou esposa: Se a o casamento tiver se iniciado antes de dois anos, a pessoa irá receber apenas 4 meses desse benefício. Em casos do falecido não ter pagado no mínimo 18 meses, o valor também será pago durante 4 meses.

Dependentes menores de 21 anos: No caso de dependentes que são menores de 21 anos, a pensão irá durar por até três anos.

Em casos de acidentes: Se a pessoa tiver sofrido um acidente, não será aplicado a regra dos 18 meses. Nesse caso, a quantidade dos anos de pensão irá seguir de acordo com a tabela abaixo:

  • De 21 e 26 anos: seis anos de pensão;
  • De 27 e 29 anos: dez anos de pensão;
  • De 30 e 40 anos: 15 anos de pensão;
  • De 41 e 43 anos: 20 anos de pensão;
  • A partir dos 44 anos: pensão para a vida toda.

Filhos: No caso dos filhos, eles deverão receber até completar os 21 anos;

Irmãos: Já em relação a irmãos menores de 21 anos, eles deverão fazer a comprovação da dependência econômica, e depois irão receber por até os 21 anos.

Qual o valor da pensão por morte?

Pensão por morteO valor da pensão pode variar caso a pessoa falecida tenha se aposentado ou não. Desse modo, caso já tenha se aposentado, seu dependente irá receber o valor que a pessoa falecida recebia. Porém, caso a pessoa falecida ainda não tenha se aposentado, então será feito um cálculo da aposentadoria da invalidez para definir o valor.

Conseguimos responder todas as suas dúvidas à respeito de pensão por morte? Diga para a gente nos comentários e compartilhe esse artigo para informar mais pessoas sobre esse direito!

A Funerária Arce é muito mais do que uma funerária. Nós somos o ombro amigo que você precisa nos momentos mais difíceis da vida. É por isso que prezamos por informar à todos sobre seus direitos. Queremos continuar ajudando familiares e amigos mesmo após a despedida de uma pessoa amada, para que este possa passar por esse momento com mais assistência e tranquilidade.

Funerária Arce, sua melhor assistência e ombro amigo nos momentos mais difíceis.

[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]Button CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES E VEJA COMO PODEMOS TE AJUDAR![/imic_button]

Publicado em por .

Deixe um Comentário

Diferenciais

Forma de Pagamento

Facilitamos o pagamento sem juros no cartão de crédito.

Central de Atendimento

Agilidade em nossos canais de atendimento 24 horas.

Segurança 24 horas

Garantimos segurança no serviço 24 horas.

Equipe qualificada

Temos uma equipe qualificada pronta para melhor atendê-lo, hospitalar ou residencial.

Entre em Contato

Temos atendimento 24 horas

11 9 9137-3928 11 5461-6006

Depoimentos

Maurício Garcia

O Grupo Funeral Arce me surpreendeu com a preocupação no atendimento e no cuidado que tiveram na cerimônia de despedida do meu amado irmão.

Sara Furquim

O Grupo Funeral Arce foi muito respeitosa com a minha família, trabalharam com muito amor e tiveram muito cuidado nos preparativos de despedida da minha avó, sou muito grata pelo atendimento.

Juliana Cunha

Apesar da dor, o Grupo Funeral Arce soube lidar da melhor forma com a minha família, fizeram um velório digno para a minha tia e cuidaram de nós com muito zêlo.

Documentação

ATENDIMENTO DIFERENCIADO, VOCÊ NÃO TERÁ PREOCUPAÇÕES. RESOLVEMOS TODA A PARTE BUROCRÁTICA PARA VOCÊ.

Nossa equipe cuida de toda a documentação e agendamento de horários, para que a cremação ou sepultamento ocorra da melhor maneira e você não tenha preocupações.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossas Unidades

LIGAR WHATSAPP