A realização de um testamento é muito importante, ainda mais se você possuir alguns bens em seu nome e muitos herdeiros. É muito comum ver casos de brigas por heranças nos tribunais porque o falecido não fez a divisão de seus bens entre os parentes.
Para evitar que problemas como esse ocorram, existe o testamento cerrado, um documento que informa exatamente quais bens a pessoa possui e para quem eles serão direcionados após o óbito.
O que é o testamento cerrado?
Chamado por alguns como testamento secreto ou testamento místico, o testamento cerrado é um tipo de documento escrito em caráter sigiloso. Após sua constituição, ele permanece lacrado até sua abertura, que acontece depois do falecimento do autor.
Veja mais: Conheça também o testamento público e o particular
Quem pode fazer o testamento cerrado?
O testamento cerrado pode ser escrito por qualquer pessoa, desde que esteja em pleno uso de suas faculdades mentais e não tenha sido influenciada por nenhuma pessoa.
Como funciona?
Para ter validade, o documento precisa ser escrito pelo testador ou por alguém autorizado por ele. Ele deve ser aprovado pelo tabelião na presença de duas testemunhas que não precisam, necessariamente, saber o conteúdo do que foi escrito.
Depois de autenticado, o escrivão lavrará o auto de aprovação no papel onde foi elaborado o testamento, depois da última palavra. Nesta folha, será contado tudo o que aconteceu durante o período em que foi lavrado e aprovado pelo tabelião.
Terminado esse processo, será lido aos presentes o auto de aprovação para que todos assinem o documento. Portanto, deverão constar as assinaturas do tabelião, do testador e de duas testemunhas.
Para finalizar, a declaração será lacrada e ficará com o testador. No cartório constará apenas uma cópia do auto de aprovação.
Como se trata de um testamento secreto, ele deverá chegar lacrado ao juiz. Apenas neste momento ele poderá ser aberto e seu conteúdo lido perante a autoridade, para que os presentes possam conhecer a vontade do falecido.
Está separação de patrimônios permite que todos os seus bens sejam divididos entres seus parentes da forma como você preferir, sem abertura para discordâncias e questionamentos de sua decisão por parte de algum herdeiro.
Você já sabe para quem deixar tudo o que já conquistou? Tem mais alguma dúvida? Fale com um dos representantes da Funerária Arce. Estamos aqui para te ajudar a qualquer momento!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]CONHECER SERVIÇOS![/imic_button]